Ao toque dos dedos, o novo jeito de ler o seu Jornal de Gramado

20/12/2011

A partir de hoje, as notícias da região ficam a um toque dos seus dedos. O Jornal de Gramado lança seu primeiro aplicativo para iPad (equipamento híbrido entre celular e notebook da Apple) totalmente gratuito, que permite uma experiência prática e interativa de informação aos usuários. O aplicativo traz as últimas notícias, os resultados de jogos, a previsão do tempo, a situação do trânsito na BR-116, a agenda cultural da região e muito mais. Tudo atualizado 24 horas por dia, sete dias por semana, de um jeito rápido, fácil e inovador.

Segundo o diretor executivo do Grupo Sinos, Fernando Alberto Gusmão, o JG acompanha os avanços tecnológicos para levar a notícia até o leitor em todas as plataformas. “Inovação está no DNA do Jornal de Gramado. Vamos levar ao iPad o mesmo compromisso com a comunidade que já temos em nossas edições impressa e on-line”, salienta. Ele destaca que a empresa já estuda oferecer, no futuro, o aplicativo para outras plataformas como iPhone, e o sistema Android, utilizado em tablets como Samsung Galaxy e Motorola Xoom.

Incentivo para tablets

Para o diretor de conteúdos editoriais multimídia, Nelson Matzenbacher Ferrão, o Jornal de Gramado para iPad é uma resposta do Grupo Sinos ao crescimento das vendas de tablets no País, principalmente o da Apple. “Mais de 15 milhões de iPads já foram vendidos em todo o mundo e o número, no Brasil, deve aumentar ainda mais no Natal”, destaca. A Foxconn, que vai produzir no País o iPad, confirmou a instalação de sua unidade, o que reduzirá os preços em cerca de 20% e tornará o tablet mais popular.

“Na região, já é comum vermos estudantes indo para a faculdade com seu iPad entre os livros, e passageiros nos ônibus e no metrô se informando com o equipamento. Ou seja, a partir de agora, eles também vão ter acesso a notícias atualizadas do JG a cada instante”, frisa. São acontecimentos da região que estarão ao alcance dos dedos, assim como os principais fatos do Brasil e do mundo.

Tem no iPad

Notícias da região, Estado, País e Mundo 24 horas por dia, sete dias por semana, sem pagar nada por isso, com temas como polícia, política, economia, emprego, ensino, meio ambiente e tecnologia.
O que rola fora e dentro dos campos do Grêmio e Inter, a cobertura completa dos jogos dos times da região e muito mais sobre vários outros esportes.
A opinião e a análise dos principais blogueiros da região sobre diversão, tecnologia, política, economia, esporte e comportamento.
As últimas fofocas dos artistas, os bastidores das novelas, a previsão para seu signo e a agenda cultural.
A previsão do tempo em vídeo, completa e atualizada para os municípios da Serra Gaúcha e dos vales do Sinos, Paranhana, Caí, além da Região Metropolitana e Litoral Norte.
A situação do trânsito na BR-116, atualizada de hora em hora, com a indicação visual dos pontos onde possam estar ocorrendo incidentes que impactam no fluxo de veículos.
As imagens que marcaram o dia, em belas galerias de fotos.
E ainda, ao vivo, a programação da Rádio ABC 900 AM, emissora focada em jornalismo, esporte e trânsito.
Plataforma

O diretor superintendente de negócios do Grupo Sinos, Marcus Vinicius Klein, destaca que é importante o Jornal de Gramado oferecer a informação ao usuário, independentemente da plataforma. “A nova geração usa mais a Internet, é mais atraída pela inovação e pelas tecnologias. Estamos nos preparando para entregar o conteúdo da forma que o leitor quer recebê-lo”, destaca.

Tecnologia

O Jornal de Gramado para iPad foi desenvolvido em parceria entre a área de tecnologia da informação do Grupo Sinos e a Nyvra Software, de Porto Alegre. As equipes trabalharam em conjunto para oferecer conteúdos e funcionalidades que permitissem uma navegabilidade prática e intuitiva. Além disso, garantir que o usuário fique bem informado a qualquer hora do dia e que a leitura possa ocorrer mesmo que o tablet esteja em modo off-line

 

Restaurante oriental San Tao é parceiro no aplicativo do JG

Aberto em 2006, o Restaurante San Tao é parceiro deste novo momento na história do Jornal de Gramado. A proprietária do restaurante oriental entende que a utilização de iPads e tablets está crescendo. “Acho muito importante que um jornal local esteja nessa posição inovadora. Acredito que esse aplicativo trará mais realidade na informação, com rapidez e praticidade. E, com certeza, a divulgação do San Tao também ganhará com isso”, explica Raphaela Ribeiro. Ela observa que, em geral, o cliente que aprecia comida japonesa é muito ligado ao mundo da tecnologia, da inovação e da modernidade. “Certamente o leitor verá com bons olhos essa ferramenta, que irá proporcionar uma maior interatividade dele com o jornal. E esse leitor é o mesmo que gosta de ir aos meus restaurantes e ver um novo sistema de atendimento, fazendo pedidos através de tablets, possibilitando que os clientes acessem um cardápio mais interativo e mais ágil”, avalia a empresária. Adepta à tecnologia, ela aposta na praticidade do mundo virtual e na facilidade da informação que está nas mãos. “Dentro do meu negócio, a maior vantagem é que tenho muito mais rapidez para me comunicar com meus clientes".

TAGS: aplicativo, ipad,app,jg