SIP premia o programa Jornal na Sala de Aula

29/10/2012

O programa Jornal na Sala de Aula do Grupo Sinos (Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas) recebeu nesta segunda-feira,15 de outubro, em São Paulo, o Prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), um dos mais importantes da América Latina.

A entrega ocorreu na 68.ª Assembleia Geral da SIP, realizada de 12 a 16 de outubro, no Hotel São Paulo Renaissance, na capital paulista. O anúncio dos ganhadores havia sido feito em agosto. Na premiação, a equipe do Jornal na Sala de Aula esteve representada por Luiz Gusmão, Miguel Schmitz e Juliana Loureiro, sendo que quando da inscrição do programa no concurso da SIP, o grupo estava composta por Marcus Klein, Anelise Gusmão, Juliana Loureiro e Luiz Franz.

Iniciativa em prol da educação

Premiada na categoria Jornal na Educação, o trabalho foi reconhecido por contribuir na formação de novos leitores ao incentivar o uso do impresso em ambientes educativos. Atualmente, cerca de 32 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região recebem o jornal na classe como um convite à leitura a partir de uma proposta interdisciplinar. "O jornal permite que seja feita uma discussão mais profunda sobre o cotidiano dos alunos, criando um ambiente em que os estudantes não apenas acumulem a informação, mas aprendam a interagir com ela, transformando-a em conhecimento", disse Mário Gusmão que assistiu a premiação em São Paulo. "Estamos muito contentes com esse reconhecimento e por estarmos ao lado de grandes jornais das américas", acrescentou.

Prêmio SIP

Focado nos direitos humanos e na liberdade de imprensa, o concurso anual, que reúne o melhor do jornalismo das Américas, reconheceu trabalhos em 12 categorias. Também foram premiados os jornais A Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e O Dia, além de publicações da Argentina, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Panamá, entre outros. O Grande Prêmio SIP para a Liberdade de Imprensa foi dado a Cesar Ricaurte, fundador da Fundamedios, organização que monitora agressões à mídia e defende a liberdade de expressão e de Imprensa no Equador.

TAGS: sip. jornal, sala, aula, premio, premiação, internacional, SIP