A trajetória do Grupo Sinos começou a ser contada em 20 de dezembro de 1957, quando, em meio ao fervor do Natal, os irmãos Paulo Sérgio e Mário Alberto Gusmão lançaram o Jornal SL (hoje Jornal VS) em São Leopoldo. Era um tabloide quinzenal, com oito páginas, produzido quase artesanalmente com os chamados “tipos de caixa” (cada palavra era montada letra a letra com peças retiradas de uma caixa). Em seis meses, o reconhecimento da seriedade do trabalho e do comprometimento com a comunidade permitiu que o periódico se tornasse semanal, superando diversos obstáculos e pondo o Grupo Sinos no caminho para ser um dos principais grupos de comunicação da região Sul do Brasil. O caráter comunitário e a luta em defesa do desenvolvimento regional são marcas registradas da empresa até hoje.
Os fundadores cruzaram o Rio dos Sinos e fundaram, em 19 de março de 1960, o Jornal NH em Novo Hamburgo – que veio a se tornar o principal negócio do Grupo e o maior jornal do País em número de assinantes fora de capitais. As primeiras edições do Jornal NH eram produzidas inicialmente em uma modesta sala na Avenida Pedro Adams Filho; a circulação acontecia às sextas-feiras, passando, depois, a ser bissemanal, veiculado também às quartas.
Um dos cadernos temáticos do NH ganhou vida própria em novembro de 1969. O Jornal Exclusivo intensificou a ligação do Grupo Sinos com a indústria calçadista, um dos principais setores produtivos da região. Com presença constante através do site, o periódico chega também na versão impressa durante eventos pontuais do setor. Também dedicada ao mercado calçadista, a Revista Lançamentos foi lançada em janeiro de 1973 com edições voltadas para moda e tendências. Atualmente marca presença constante com informações do segmento através das plataformas digitais. Com foco nas novidades para o Industrial, em 2004 foi lançada a Revista Lançamentos Indústria, que em março de 2012 se tornou Lançamentos Preview. Em 2007 foi criado o portal Exclusivo On Line e em 2011 uma nova roupagem foi dada ao Vitrines da Europa com a criação do portal Moda e Conceito. Em 1979, foi criado o Diário Indústria e Comércio, destinado ao setor empresarial.
O Grupo Sinos, já com o NH e VS sendo publicados de segunda a sábado, expandiu sua abrangência até Canoas em 15 de junho de 1992, quando foi lançado o Diário de Canoas, mais um veículo comprometido com os interesses da sociedade local.
A edição dominical dos jornais do Grupo Sinos chegou em 29 de outubro de 1995, com o ABC Domingo, o primeiro do Rio Grande do Sul a ser produzido com a cobertura noticiosa de sábado, além de reportagens especiais.
A diversificação das mídias começou em 1998, quando parte do conteúdo dos jornais era disponibilizada na internet nos sites dos jornais. E se intensificou em agosto de 2002, quando foi adquirida a Rádio ABC 900 AM, emissora tradicional de Novo Hamburgo, fundada em fevereiro de 1948 e focada no noticiário local e na cobertura esportiva dos times da região. O Grupo Sinos lançou, em 30 de julho de 2007, o portal Ziptop, canal que por muito tempo tornou-se fonte de variedades da região.
O Jornal de Gramado, fundado em 25 de maio de 1984, foi incorporado ao Grupo Sinos em fevereiro de 2009, com perfil comunitário e enfoque local.
Em novembro de 2012, dois novos diários foram incorporados ao Grupo Sinos: Correio de Gravataí, fundado em 1983, e Diário de Cachoeirinha, fundado em 2003, com forte foco comunitário.
Em dezembro de 2012, o Grupo Sinos lançou a Like Magazine, publicação voltada para o prazer do consumo, a sofisticação e o bom gosto, através de assuntos leves e prazerosos como turismo, moda, gastronomia, decoração, acontecimentos sociais e entrevistas com personalidades da região.
Em junho de 2013, os jornais Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha passam a ter edições virtuais. Os leitores podem folhear o jornal online através da interatividade do flip.
O Grupo Sinos, em setembro de 2016, lançou a Revista Brazilian Code Magazine. Revista em formato digital voltada ao mercado internacional comprador de sapatos, bolsas e acessórios. Com versões em inglês e espanhol. Através do site braziliancode.com interessados do mundo todo têm acesso ao conteúdo exclusivo desenvolvido pela Revista e a possibilidade de cadastrar-se no mailing qualificado.
Sucesso de audiência, em 2017 foi lançado o web documentário Für Immer - Para Sempre (lançamento na web). Comemorativo aos 193 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, Für Immer - Para Sempre, traz entrevistas com diversos personagens da região, abordando aspectos marcantes que persistem após quase dois séculos da chegada das famílias alemãs – como a cultura, religião, educação, trabalho e esporte, entre outros aspectos. O documentário traz depoimentos em alemão padrão e no dialeto Hunsrückisch com legendas em Português. A produção venceu o Prêmio ARI de Jornalismo na categoria reportagem cultural. Já, em 2018, foi a vez do documentário Für Immer - Gerações. O documentário presta uma homenagem aos 194 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O filme, com 46 minutos de duração, mostra como as diferentes gerações se relacionam com a cultura e preservam as suas tradições. Entre março e agosto de 2018, a equipe foi a campo em várias cidades dos Vales do Caí, Sinos e Paranhana para coletar os depoimentos. Ao todo, 26 pessoas falam sobre suas experiências de vida e as relações com seus familiares. O trabalho ainda envolveu consultas a especialistas para o embasamento das informações.
Em maio de 2019, realizou-se o lançamento do documentário Marco 5.0: Meio século de transformações na indústria coureiro-calçadista, em comemoração aos 50 anos do jornal Exclusivo, conta a história da indústria de calçados brasileira registrada nas páginas do jornal. A produção busca eternizar as principais memórias do cluster coureiro-calçadista, bem como projetar seu futuro.
No ano seguinte, em maio de 2020, entrou no ar a rádio ABC 103.3 FM, apresentando identidade visual arrojada e descontraída, com site, app e programação reformulados. A ABC 103.3FM passa a ser a primeira rádio híbrida, oferecendo muita informação na parte da manhã e uma programação especial à tarde e à noite.
Em agosto do mesmo ano, foi lançado o projeto SER Educação, que consiste em várias ações a fim de valorizar o trabalho dos professores e das escolas durante a pandemia, como transmitir aulas sem alunos presenciais em salas utilizando a tecnologia como ferramenta de apoio, além de perspectivas para o mercado educacional sob os preceitos da Educação 5.0.
Marco importante para a história do Grupo Sinos foi a adesão da empresa ao Projeto Comprova em junho de 2021. O projeto trata-se de uma coalização de veículos de comunicação, formada em 2018 para investigar colaborativamente conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais. O Grupo Sinos passa a fazer parte deste time que entra em sua quarta fase.
E assim, a história do Grupo Sinos vai sendo construída, a partir da história de seus veículos.