Ontem foi ar mais uma edição do painel Vale Que Faz, realizado pelo Grupo Sinos, reunindo no estúdio do Jornal NH, em Novo Hamburgo, três prefeitos e um vice-prefeito de municípios da região para, juntos, debaterem sobre temas importantes de suas comunidades.
O programa foi transmitido pelas páginas do Facebook do Jornal NH e do Jornal VS e teve a mediação do jornalista João Ávila. Participaram os prefeitos Kiko Hoff, de Portão, Flávio Foss, de Araricá, Pedro Rippel, de Rolante, e o vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein. O quatro entrevistados relataram as boas práticas de gestão aplicadas em suas cidades, em áreas como saúde, cultura, educação, turismo, infraestrutura e segurança.
De início os participantes do painel destacaram os eventos culturais, como Festivale, Kerb e Festa das Azaleias, que estão voltando ao calendário das cidades, pois, além de chamar a atenção dos turistas, também movimentam a economia.
Desse tema veio a pauta desenvolvimento econômico, com todos destacando os incentivos que as administrações municipais têm dado ao empreendedorismo. O prefeito Kiko Hoff, de Portão, falou da transformação da cidade como polo industrial e de serviços, gerando novos postos de trabalho. "Até o fim do ano, teremos a chegada de mais oito empresas no munícipio", revelou Hoff. Ainda sobre economia o prefeito de Araricá, Flávio Foss, reforçou a política local de não depender somente do segmento de calçados. "Temos hoje fábricas de móveis, farinha, bicicleta e cutelaria. E nos últimos anos, desenvolvemos muito a nossa agricultura. Por exemplo: toda a merenda escolar é feita com alimentos entregues pela agricultura familiar de Araricá", explicou.
Na pauta de educação, o prefeito Rippel, de Rolante, ressaltou os investimentos que a cidade tem feito em várias frentes: "Hoje, todos os estudantes da rede municipal têm uniforme. E também estamos procurando aumentar os espaços físicos e a estrutura voltada ao ensino". O vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein, aproveitou para comentar sobre a preocupação com as crianças da cidade. "Nós atendemos os pequenos desde o berçário. Ninguém fica fora da escola", sinalizou Stein.