Aconteceu no Grupo Sinos
Rádio ABC migra para FM e lança nova programação
A emissora do Grupo Sinos está na frequência 103.3, com mais qualidade de áudio e abrangência nos Vales do Sinos e Paranhana e na capital

A Rádio ABC mudou e você está convidado a ouvir a novidade. A partir desta segunda-feira, a emissora do Grupo Sinos passa a operar em FM, na frequência 103.3, e lança nova programação, com foco em conteúdo e entretenimento. A ABC também está ao vivo no site, aplicativo e nas redes sociais. Com a mudança, a emissora ganha qualidade e alcance. A partir de agora, o sinal passa a ser captado nos vales do Sinos e Paranhana e na Grande Porto Alegre, incluindo a capital. Na nova área de cobertura vivem pouco mais de 3 milhões de pessoas, um quarto da população gaúcha.

A programação tem 24 horas e é voltada ao público adulto contemporâneo, que gosta de estar bem informado, mas não abre mão da boa música. O primeiro programa ao vivo do dia é o “103 1ª Hora”, que começa às 6 horas e dá a largada para a manhã de informação. Serão sete horas ininterruptas de conteúdo ao vivo produzido pelo time da rádio e os profissionais das redações do Grupo Sinos em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Gramado. O jornalista Cláudio Brito é um dos âncoras da programação.

 

Jornalismo e música

As tardes serão mais leves, mesclando música e informação. Os blocos com as principais notícias serão sempre na virada da hora. “Temos um time de jornalistas produzindo conteúdo o dia inteiro. Então, quando surgir um fato relevante, contaremos em primeira mão. A produção de conteúdo com credibilidade está no DNA do Grupo Sinos”, destaca o coordenador de jornalismo da ABC, João Paulo Gusmão.

O fim de tarde trará mais uma novidade. Das 17 às 19 horas, o programa “Go Back” terá música, mas também notícias com giro pelas redações e muito serviço, especialmente de trânsito e previsão do tempo. “Queremos ser a companhia leve e bem informada do fim de tarde de milhares de ouvintes”, resume JP. Ele adianta que as noites da 103.3 FM seguirão o formato das tardes, com música e notícia na virada da hora. “Vamos manter a essência da ABC, que é o jornalismo de qualidade, com olhar regional, e acrescentar boas novidades.”

 

Notícia, esporte, música e bom humor

Entre as novidades da ABC 103.3 FM estão dois nomes conhecidos dos gaúchos: Guri de Uruguaiana e Cléber Grabauska. O consagrado personagem de Jair Kobe terá participações diárias na programação com os “Causos do Guri”, prometendo pitadas de bom humor em meio a muita música e informação. Já o jornalista Cléber Grabauska trará notícia e análise do mundo esportivo sempre pela manhã e no fim da tarde. Dupla Gre-Nal, Novo Hamburgo e Aimoré terão atenção especial no quadro “Bola na rede”.

 

Solução 360 também para o mercado

A Rádio ABC estreia no FM no momento de maior consumo de informação profissional dos últimos anos no Brasil e, alinhada aos jornais e sites do Grupo Sinos, reforça o perfil multimídia da empresa. A gerente comercial Gisi Toledo destaca que a emissora passa a ser um dos pilares das soluções 360 que o Grupo têm à disposição do mercado anunciante. “A nova programação terá abrangência em uma região onde vive um quarto da população gaúcha. Levaremos jornalismo com credibilidade, música e conteúdo agradável para este público, sempre conectando rádio, jornal e digital”, explica. Gisi sublinha que, a exemplo do que ocorre com o jornalismo, a área comercial do Grupo Sinos está preparada para levar ao mercado a melhor solução multiplataforma para aproximar marcas e clientes.

 

Um marco para o Grupo Sinos e a região

O início das operações da Rádio ABC no FM é um marco para o Grupo Sinos. Segundo o presidente Fernando Gusmão, trata-se da concretização de um projeto antigo, de dar ainda mais força à emissora. “No FM, temos ótima qualidade de áudio e uma área de abrangência muito maior, incluindo Porto Alegre. Levaremos nosso conteúdo para muito mais longe”, comemora, detalhando que a ABC chega ao FM com uma proposta “talk news”, ou seja, mesclando o jornalismo profissional e responsável do Grupo Sinos com boa música.